Asteroide passará perto da Terra nesta sexta


Um asteroide de 45 metros de diâmetro vai passar nesta sexta-feira (15), a 27 mil km da Terra  nunca antes o ser humano identificou a passagem de um objeto tão grande tão próximo da Terra. O nome do asteroide é 2012 DA14, a maior aproximação deste asteroide será às 17h25 (horario de Brasilia). 

Na Austrália, aliás, o astrônomo amador Dave Herald já conseguiu fazer um bom registro do corpo celeste. A Nasa, a agência espacial norte-americana, publicou a imagem em seu site oficial nesta quinta.


Esta imagem de D. Herald de Murrumbateman, Austrália, mostra o asteróide 2012 DA14 como um minúsculo ponto no centro do campo de visão. Ele foi tomada apenas da meia-noite em 13 de fevereiro de 2013 na Austrália (na manhã de 12 de fevereiro em os EUA), enquanto se dirige para a sua aproximação máxima com a Terra em 15 de fevereiro. 

A imagem é uma sobreposição de 12 de um minuto exposições. O asteróide é o pequeno ponto no centro, indicado pelas setas vermelhas. As estrias brancas são imagens de estrelas, arrastou porque o telescópio foi acompanhar o movimento do asteróide.

 Na época, a imagem foi tirada, o asteróide foi passando quase em frente ao aglomerado globular Tucanae 47, localizado 17 mil anos-luz de distância. O asteróide foi apenas 770.000 milhas (1,2 milhões de quilômetros) de distância, e se aproximando rapidamente para a sua abordagem dramática próximo em 15 de fevereiro. No seu mais próximo, 2012 DA14 é esperado para voar com segurança pela Terra em cerca de 17.200 milhas (27.700 km) acima da superfície.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites